Em 16 de dezembro de 1986, em reunião da Coordenadoria geral da Associação das Igrejas Batistas da Convenção Piauí/Maranhão, realizada na Igreja Batista de Monte Castelo, foi apresentada a proposta da necessidade da organização de um Seminário Teológico, tendo em vista a falta de líderes capacitados para o campo missionário maranhense.

A proposta foi aceita por unanimidade. Nascendo assim, a Instituição de Ensino: SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA EM SÃO LUÍS, dando inicio às suas atividades em 09 de março de 1987, com sede na Igreja Batista de Monte Castelo, com 50 alunos, sob a direção do Missionário George Broughton, como primeiro Diretor, o qual registrou a entidade religiosa no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica, Cartório Cantuária de Azevedo.

Hoje, o Seminário Teológico Batista em São Luís está localizado no Colégio Batista Daniel de La Touche. Pertence a Convenção Batista Maranhense e é mantido pelo Conselho de Administração da Faculdade Batista do Maranhão. O STBSL é uma instituição filiada a Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico – ABIBET, organização auxiliar da Convenção Batista Brasileira. Tem por missão, visão, valores e declaração de fé:

MISSÃO: Contribuir na formação de vocacionados para o ministério na Igreja e sociedade.

VISÃO: Ser uma Instituição de excelência na capacitação de vocacionados que desenvolvam o caráter de Jesus Cristo, que manejem bem sua Palavra e que se reproduzam, servindo a igreja local, plantando novas igrejas e contribuindo com crescimento do Reino no Maranhão, no Brasil e no Mundo.

VALORES: Exercer ensino de qualidade de formação continuada, com base em princípios cristãos; Praticar crítica teológica com uso da ciência hermenêutica; Respeitar a liberdade da reflexão teológica; Cooperar com órgãos públicos na prestação de cidadania para sociedade; Vivenciar os valores e ética cristã a partir da comunidade local até os confins da terra.

DECLARAÇÃO DE FÉ: Adotamos a Bíblia como única regra de Fé e Prática. Reconhecemos a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira como fiel à Palavra.

REVISTA TEOLÓGICA FABAMA: Lançamento comemorativo para celebrações dos 30 anos, Jubileu de Pérola, do Seminário Teológico Batista em São Luís. Nesta 1ª edição prestigiamos os docentes da casa para publicações de artigos e resenhas. Daremos continuidade ao trabalho de pesquisa, intensificando a produção acadêmica e formação continuada, com fins de impacto teológico, missiológico, de educação cristã e social.

São Luís – MA, 09 de Março de 2017.

Rev. Me. Anderson Carlos Guimarães Cavalcanti

Diretor STBSL