Thiago Neves Carvalho

RESUMO

O presente artigo busca examinar, a partir das literaturas de referências, o tema da relação entre aconselhamento e capelania escolar. O ofício de capelão existe desde o cristianismo antigo e transportou-se para os diversos segmentos da sociedade com o passar do tempo. Nessa perspectiva, a capelania escolar, a partir de suas atividades representa o cristianismo dentro da comunidade escolar, pois avança para fora do templo e alcança a pessoa perdida, desanimada e sem esperanças, o que exige do capelão o preparo adequado para lidar com os desafios contemporâneos. Nesse sentido, objetiva-se neste artigo desenvolver a relação entre a capelania escolar e o aconselhamento nas escolas confessionais no Brasil. Para tanto, têm-se como objetivos específicos: Abordar as concepções acerca da capelania escolar e aconselhamento; discorrer sobre as escolas confessionais no Brasil; e correlacionar capelania escolar, aconselhamento e as escolas confessionais. Assim, uma questão norteadora que pode ser colocada é: se a capelania escolar visa à integralidade do ser humano, o aconselhamento pastoral configura-se como preponderante nesse processo? Para tal empreitada, será desenvolvido um estudo bibliográfico, mediante reflexões históricas e descritivas com base nos autores: Hurding, Sathler-Rosa, Souza, Santos, Vieira, dentre outros teóricos teceu-se a fundamentação desta temática, visto que sua abrangência será relevante para as instituições que atuam com capelania escolar.

Palavras-chave: Orientação Pastoral; Assistência Espiritual; Educação Cristã.

ABSTRACT

The present article seeks to examine, starting from the reference literature, the theme of the relationship between counseling and school chaplaincy. Chaplaincy has existed professionally since ancient Christianity it has been passed on to various segments of society over time. In this perspective, school chaplaincy from its activities, represents Christianity within the school community, as it moves out of the temple and reaches the lost, the discouraged and the hopeless, which demands the appropriate preparation from the chaplain to work with the contemporary challenges. In this sense, the objective of this article is to develop the relationship between school chaplaincy and counselling in confessional schools in Brazil; and associate school chaplaincy and counselling, counselling and confessional schools. Thusly, a guiding question that can be set is: if school chaplaincy aims at the unification of the human beings, how is pastoral counseling preponderant in this process? For this work, a bibliographical study will be developed, through historical and descriptive observations based on the authors: Hurding, Sathler-Rosa, Souza, Santos, Vieira, among other theoretical ones as the foundation of this theme, since its scope will be relevant for institutions that work with school chaplaincy.

Keywords: Pastoral Guidance; Spiritual Assistance; Christian Education.

Aconselhamento-Pastoral-e-Capelania-no-Contexto-das-Escolas-Confessionais