Refletir teologia para uma ortodoxia para uma cosmovisão adequada. Esse é o propósito desta edição. A identidade e a práxis partem de cosmovisões, sendo importante a reflexão.

Esta edição apresenta artigos e resenhas em diversas áreas.

A primeira produção é um artigo fruto da palestra na assembleia geral da ABIBET em abril de 2018. Nesta, é trabalhado a temática de ensinar a viver o Reino de Deus. Usando o método da perguntação e respondendo a partir das Escrituras e teóricos da área teológica e educacional, este artigo tem grande valor educacional-teológico.

O segundo artigo aborda a temática sobre liderança e tomada de decisões. Partindo de uma pesquisa sobre gerenciamento do conhecimento, os autores mostram que o aprendizado e o conhecimento são imprescindíveis para tomada de decisões.

O terceiro artigo traz uma reflexão relevante de que a igreja deve estar centrada num mundo pós-moderno. A contextualização das reflexões, bem como as análises e propostas do autor são pontos importantes da pesquisa.

A quarta pesquisa propõe-se a pensar sobre o que vem a ser a essência da adoração. Buscando bases bíblicas e análises na área, o autor traz uma abordagem extremamente relevante para a igreja que vai além das práticas litúrgicas e ritualísticas.

O autor do quinto artigo fala sobre traição, vingança e amizade, a partir do relato da Traição de Aitofel. Com dados exegéticos e contextuais, é indicado como se portar diante de uma traição.

A sexta composição analisa a questão cristológica da expiação e intercessão a partir de 1 João 2.1-2. Numa abordagem exegética, o autor explica as implicações e aplicações teológicas. Vale ressaltar a importância dessa pesquisa para a ortodoxia e cosmovisão bíblica.

No sétimo artigo os autores apresentam uma pesquisa histórica sobre os batistas no Brasil e a renovação espiritual. Essa pesquisa relata sobre nascimento, história e relação da CBB com a CBN, sendo indicada para qualquer leitor que se interessa pela história batista.

A oitava produção é uma resenha que aborda uma obra sobre o futuro dos batistas. O autor entende a importância do conteúdo da obra e recomenda ao pública batista para uma reflexão com base.

A última produção trata-se de uma resenha que analisa uma obra sobre discipulado como cumprimento integral da Grande Comissão. Esta é recomendado a todos os interessados na área do discipulado.

Que a leitura dessa obra seja enriquecedora a todos os leitores.

Prof. Mdo. Nedson Fonseca – Editor Responsável

São Luís – MA, 18 de maio de 2018